Roll20 uses cookies to improve your experience on our site. Cookies enable you to enjoy certain features, social sharing functionality, and tailor message and display ads to your interests on our site and others. They also help us understand how our site is being used. By continuing to use our site, you consent to our use of cookies. Update your cookie preferences .
Create a free account

Ficha de Old Dragon - Enhanced Edition (DÚVIDAS)

Olá, tudo bom? Meu chamo Junior e mestro RPG com o sistema Old Dragon. Tenho buscado aprender cada vez mais, e usando o sistema do Roll20 com a ficha do Johny Ricardo, que é excelente, por sinal, me deparei com algumas dúvidas: 1 - Quando eu vou rolar o dano de alguma arma, ele rola 1d20, e dois dados do dano, e usa às vezes o valor do dado maior, às vezes o do menor, não entendi bem o critério. Em resumo, como funciona essa jogada nessa ficha? 2 - De alguma forma eu posso editar essa configuração para ele rolar apenas um dado de dano junto com o d20? 3 - Ao adicionar qualquer valor de modificador nas caixinhas "Mod. Mágico" e "Outros Mod." ele soma esse valor tanto ao d20, quanto ao dano final da arma(ao fazer a rolagem pelo botão em forma de d20 ao lado da arma). Se a arma é, digamos, +3, isso não deveria ser adicionado apenas ao dano da arma? 4 - Não consegui entender bem como funciona o preenchimento da ficha de Monstro. Tenho usado a de personagem para todos, o que tem servido também. No caso, há monstros que carregam armas por exemplo, mas eu não consegui entender onde vai a informação dessa arma, se há um espaço para os cálculos automáticos que a ficha proporciona, ou se eu terei que fazer manualmente, o que não é um problema. De toda forma, não entendi bem também como funciona o preenchimento da sessão "Ataques" da ficha do monstro. Esclarecendo que, com isso, só exponho as minhas dúvidas em interpretar a ficha. Já agradeço imensamente pela atenção, e reitero que a ficha é excelente e a recomendo sempre para os colegas. Aguardo retorno. Att, Junior Brito.
1598121713
Johny R.
Sheet Author
Translator
Boa tarde Júnior, Seguem algumas respostas: 1 - Quando eu vou rolar o dano de alguma arma, ele rola 1d20, e dois dados do dano, e usa às vezes o valor do dado maior, às vezes o do menor, não entendi bem o critério. Em resumo, como funciona essa jogada nessa ficha? Isto é bug do roll20 e dos dados 3D: na verdade são realizadas duas jogadas para o dano (uma pra dano normal e outra o dano crítico), dependendo do resultado do D20 é o dado que sará utilizado. Pode conferir que a jogada escolhida é sempre a certa, mais os dados 3D causam esta confusão. Você pode conferir este bug aqui:&nbsp; <a href="https://app.roll20.net/forum/post/8319638/slug%7D" rel="nofollow">https://app.roll20.net/forum/post/8319638/slug%7D</a> Acontece com vários games que fazem cálculo automático do crítico. 2 - De alguma forma eu posso editar essa configuração para ele rolar apenas um dado de dano junto com o d20? Não dá pra mudar isto, caso não esteja fazendo streaming, recomendo que você desabilite os dados 3D. 3 - Ao adicionar qualquer valor de modificador nas caixinhas "Mod. Mágico" e "Outros Mod." ele soma esse valor tanto ao d20, quanto ao dano final da arma(ao fazer a rolagem pelo botão em forma de d20 ao lado da arma). Se a arma é, digamos, +3, isso não deveria ser adicionado apenas ao dano da arma? O capítulo sobre Armas Mágicas diz no final do primeiro parágrafo: (...)"A eficiência em combate é medida através de um bônus, que é conferido para a jogada de ataque e para o dano, e que pode variar de +1 a +4". Então o modificador se aplica a ambos. Caso você queira um modificador específico no ataque ou dano, recomendo que você crie uma macro a partir de uma rolagem básica da arma e a defina como um botão de macro do token do personagem. São 6 rolagens básicas (1 pra cada arma que pode estar equipada na ficha do jogador) a rolagem da primeira macro seria esta: &amp;{template:odataque} {{name=@{selected|character_name}}} {{subtags=Ataca com @{selected|arma-1-nome}}} {{attack-ftf=[[1d20cs&gt;@{selected|arma-1-margemcrit} + ([[@{selected|bonus-atk-ftf}]]+@{selected|arma-1-magico}+@{selected|arma-1-outromod}) ]]}} {{dano=[[ @{selected|arma-1-dano}[arma]+([[@{selected|ftf-strength}]]+@{selected|arma-1-magico}+@{selected|arma-1-outromod}[mods]) ]]}} {{danocrit=[[(@{selected|arma-1-dano}[arma]+([[@{selected|ftf-strength}]]+@{selected|arma-1-magico}+@{selected|arma-1-outromod}[mods]))*@{selected|arma-1-danocrit}[crit] ]]}} {{tipodano=@{selected|arma-1-tipo}}} Note que os modificadores mágico ( @{selected|arma-1-magico}) e outros (@{selected|arma-1-outromod}) aparecem três vezes: uma na rolagem do D20, uma pra rolagem de dano, e outra pra rolagem de crítico), você pode editar isto caso prefira criar uma regra da casa pra tirar o modificador da rolagem ou do dano. Mas não recomendo, isto faz muita diferença pros personagens que atacam a distância. 4 - Não consegui entender bem como funciona o preenchimento da ficha de Monstro. Tenho usado a de personagem para todos, o que tem servido também. No caso, há monstros que carregam armas por exemplo, mas eu não consegui entender onde vai a informação dessa arma, se há um espaço para os cálculos automáticos que a ficha proporciona, ou se eu terei que fazer manualmente, o que não é um problema. De toda forma, não entendi bem também como funciona o preenchimento da sessão "Ataques" da ficha do monstro. A ficha de monstros segue as regras do bestiário, ela é mais simplificada, mas tem informações e rolagens específicas pra estas criaturas, como jogada de moral, campos para preencher prêmios, etc. Você preenche os ataques dos monstros com os nomes das armas e usa o primeiro botão daquela linha pra atacar. No chat aparecerá a rolagem e a opção de rolar o [Dano]. Só o cálculo do crítico não está automatizado. Usar a ficha normal é possível, mas dá mais trabalho. Uso ela para inimigos humanos importantes, que tem classe e tal. Fica esquisito eu colocar um animal ou criatura não-humanóide&nbsp; na ficha de personagem. No livro básico a regra de Ataques explica exatamente como utilizar aqueles atributos. Segue um exemplo da minha ficha preenchida pro Verme Escarlate: Qualquer coisa mande PV.
Caramba, Johny. Agradeço MUITO pela sua resposta, cara! Sua ficha está espetacular e eu a estou usando não só para mestrar, mas para APRENDER como mestrar, e essas dicas estão sendo valiosíssimas pra o uso adequado do material disponibilizado. Mais uma vez agradeço muito e, como disse, qualquer dúvida falo com você no PV. Abraço!
1598537379
Johny R.
Sheet Author
Translator
De nada Junior, Fico feliz que tenha gostado da ficha. Não foi fácil fazê-la, algumas coisas nela deram um trabalhão pra automatizar (as jogadas de Afastar Mortos vivos, por exemplo, deram mais de 1000 linhas de código, hehe). Old Dragon é um sistema interessante para aprender a mestrar, acho que o lado mais positivo é que ele evita bastante o meta game. Muita coisa depende de preparo do mestre, e ao contrário de D&amp;D, tem poucos advogados de regras. Atenciosamente, Johny Ricardo