Roll20 uses cookies to improve your experience on our site. Cookies enable you to enjoy certain features, social sharing functionality, and tailor message and display ads to your interests on our site and others. They also help us understand how our site is being used. By continuing to use our site, you consent to our use of cookies. Update your cookie preferences .
Create a free account

Como Fazer um TESOURO ALEATÓRIO com Macros?

1727447075

Edited 1727450659
Oi, eu sou Richard (Ricky, O Bardo) e sou Mestre de RPG e Brasileiro. Conheci o Roll20 há muito tempo e tenho a "conta" free pois o valor mensal aqui no meu país é completamente fora da realidade financeira para um brasileiro médio manter um hobby, por causa disso, sempre tento buscar alternativas baratas ou gratuítas para as minhas mesas e aventuras. Recentemente me deparei com a seguinte ideia&nbsp; "Como eu faço uma Macro que possa rolar um tesouro aleatório para o meu jogador, que possa aumentar, diminuir e modifcar a vontade?" &nbsp;a resposta como sempre foi dada em inglês&nbsp; "Buy the Pro API and..." &nbsp;OK, eu entendo que o Roll20 queira vender o peixe dele, tá certo, mas, eu procurei e procurei e ninguém aqui nesse forum soube me dar uma solução simples que fosse para tal pedido. Por isso, metido a besta como sou, fui eu mesmo inventar. A seguir eu compartilho com você uma MACRO simples, funcional e divertida, que com certeza vai deixar sua mesa muito mais dinâmica e interessante. Vamos partir do pressuposto que o Personagem Jogador, derrou um grupo de Hobglobins, e que ele vai saquear esse grupo, composto por 3 hobglobins (3 rolagens de "loot") após esses 3 checks, se ele tiver sucesso o tesouro encontrado precisara ser rolado de uma tabela e assim por diante, pra encurtar esse caminho, nos criamos essa macro aqui Primeiro você vai precisar das Rollable Tables ou Tabelas Roláveis -&nbsp; nesse exemplo eu vou usar 3, mas você pode ter quantas quiser. Particurlarnente eu acho 3 um bom número. A Macro é muito simples: [TESOUROS](<a href="https://i.postimg.cc/zvWGMypV/treasure.png" rel="nofollow">https://i.postimg.cc/zvWGMypV/treasure.png</a>) &amp;{template:default}{{name=**@{selected|token_name} encontrou TESOUROS!**}} {{[[1d10]]=[[1t[Moedas]]],}}{{[[1d4]]= [[1t[Itens]]],}}{{e = [[1t[Equipamentos]]].}} /fx nova-holy @{selected|token_id} No meu exemplo vou usar &nbsp;"Moedas", "Itens" e " Equipamentos" &nbsp;as 3 possibilidades no Loot de um inimigo. Em "Moedas" você vai criar: Moedas de Ouro, Moedas de Prata e Moedas de Cobre -&nbsp; aconselho também a criar coisas sem valor, como Pedras e Folhas secas, outras coisas como Flechas, Gravetos também, pois nessa tabela vamos usar um dado "Grande" -&nbsp; 1d10 - Você pode substituir qualquer dado mudando a formula para o que desejar. Agora em "Itens" vamos usar&nbsp; 1d4&nbsp; aqui vamos ter mais valor no que vamos disponibilizar, e aqui você pode ser muito criativo, eu sugiro colocar: Tochas, Poção de Cura, Corda, Ração e também algumas coisas que possam ter um baixo valor como Frascos Vazios ou Linha e Agulha. E a nossa última tabela você vai fazer "Equipamentos" , nela você vai colocar apenas 1 unidade (mas você pode colocar uma rolagem de daos aqui se quiser também), por isso pode colocar Espadas, Adagas, Armaduras e qualquer euipamento que você ache muito legal para seus jogadores. E não esqueça de adicionar "NADA" é muito imporante não encontrar nada, afinal de contas não é sempre que todo vilão vai andar por aí armado até os dentes, não é mesmo? Importante! Não esqueça de deixar todas as macros e tabelas acessíveis aos seus jogadores ou não vai funcionar! BOM! É isso! Qualquer dúvida estamos ai! Se precisar é só dar um toque! Abraços e Bom RPG!
Richard &nbsp;said: Oi, eu sou Richard (Ricky, O Bardo) e sou Mestre de RPG e Brasileiro. Conheci o Roll20 há muito tempo e tenho a "conta" free pois o valor mensal aqui no meu país é completamente fora da realidade financeira para um brasileiro médio manter um hobby, por causa disso, sempre tento buscar alternativas baratas ou gratuítas para as minhas mesas e aventuras. Recentemente me deparei com a seguinte ideia&nbsp; "Como eu faço uma Macro que possa rolar um tesouro aleatório para o meu jogador, que possa aumentar, diminuir e modifcar a vontade?" &nbsp;a resposta como sempre foi dada em inglês&nbsp; "Buy the Pro API and..." &nbsp;OK, eu entendo que o Roll20 queira vender o peixe dele, tá certo, mas, eu procurei e procurei e ninguém aqui nesse forum soube me dar uma solução simples que fosse para tal pedido. Por isso, metido a besta como sou, fui eu mesmo inventar. A seguir eu compartilho com você uma MACRO simples, funcional e divertida, que com certeza vai deixar sua mesa muito mais dinâmica e interessante. Vamos partir do pressuposto que o Personagem Jogador, derrou um grupo de Hobglobins, e que ele vai saquear esse grupo, composto por 3 hobglobins (3 rolagens de "loot") após esses 3 checks, se ele tiver sucesso o tesouro encontrado precisara ser rolado de uma tabela e assim por diante, pra encurtar esse caminho, nos criamos essa macro aqui Primeiro você vai precisar das Rollable Tables ou Tabelas Roláveis -&nbsp; nesse exemplo eu vou usar 3, mas você pode ter quantas quiser. Particurlarnente eu acho 3 um bom número. A Macro é muito simples: [TESOUROS](<a href="https://i.postimg.cc/zvWGMypV/treasure.png" rel="nofollow">https://i.postimg.cc/zvWGMypV/treasure.png</a>) &amp;{template:default}{{name=**@{selected|token_name} encontrou TESOUROS!**}} {{[[1d10]]=[[1t[Moedas]]],}}{{[[1d4]]= [[1t[Itens]]],}}{{e = [[1t[Equipamentos]]].}} /fx nova-holy @{selected|token_id} No meu exemplo vou usar &nbsp;"Moedas", "Itens" e " Equipamentos" &nbsp;as 3 possibilidades no Loot de um inimigo. Em "Moedas" você vai criar: Moedas de Ouro, Moedas de Prata e Moedas de Cobre -&nbsp; aconselho também a criar coisas sem valor, como Pedras e Folhas secas, outras coisas como Flechas, Gravetos também, pois nessa tabela vamos usar um dado "Grande" -&nbsp; 1d10&nbsp; - Você pode substituir qualquer dado mundando a formula para o que desejar. Agora em "Itens" vamos usar&nbsp; 1d4&nbsp; aqui vamos ter mais valor no que vamos disponibilizar, e aqui você pode ser muito criativo, eu sugiro colocar: Tochas, Poção de Cura, Corda, Ração e também algumas coisas que possam ter um baixo valor como Frascos Vazios ou Linha e Agulha. E a nossa última tabela você vai fazer &nbsp;"Equipamentos" , nela você vai colocar apenas 1 unidade (mas você pode colocar uma rolagem de daos aqui se quiser também), por isso pode colocar Espadas, Adagas, Armaduras e qualquer euipamento que você ache muito legal para seus jogadores. E não esqueça de adicionar&nbsp; "NADA"&nbsp; é muito imporante não encontrar nada, afinal de contas não é sempre que todo vilão vai andar por aí armado até os dentes, não é mesmo? Importante! Não esqueça de deixar todas as macros e tabelas acessíveis aos seus jogadores ou não vai funcionar! BOM! É isso! Qualquer dúvida estamos ai! Se precisar é só dar um toque! Abraços e Bom RPG! Cara, genial a proposta, e bem simples! Tava procurando como fazer isso para minhas mesas. E já estou com algumas ideias de como adaptar essa macro sua levando em consideração tipos de inimigos. Por exemplo, se o grupo atacar uma legião com alguns soldados rasos, um capitão e um general, cada um deles já é projetado com níveis de forças variadas, então é importante que o loot também seja variado. Talvez um atributo na ficha do inimigo e de acordo com o corpo que o jogador escolher para procurar, rodamos tabelas diferentes. Enfim, muito bom o post, se eu conseguir fazer isso de uma forma simples e grátis também, volto aqui pra te contar!! Se alguém tiver alguma ideia, compartilha ai galera!!