Oi, eu sou Richard (Ricky, O Bardo) e sou Mestre de RPG e Brasileiro. Conheci o Roll20 há muito tempo e tenho a "conta" free pois o valor mensal aqui no meu país é completamente fora da realidade financeira para um brasileiro médio manter um hobby, por causa disso, sempre tento buscar alternativas baratas ou gratuítas para as minhas mesas e aventuras. Recentemente me deparei com a seguinte ideia "Como eu faço uma Macro que possa rolar um tesouro aleatório para o meu jogador, que possa aumentar, diminuir e modifcar a vontade?" a resposta como sempre foi dada em inglês "Buy the Pro API and..." OK, eu entendo que o Roll20 queira vender o peixe dele, tá certo, mas, eu procurei e procurei e ninguém aqui nesse forum soube me dar uma solução simples que fosse para tal pedido. Por isso, metido a besta como sou, fui eu mesmo inventar. A seguir eu compartilho com você uma MACRO simples, funcional e divertida, que com certeza vai deixar sua mesa muito mais dinâmica e interessante. Vamos partir do pressuposto que o Personagem Jogador, derrou um grupo de Hobglobins, e que ele vai saquear esse grupo, composto por 3 hobglobins (3 rolagens de "loot") após esses 3 checks, se ele tiver sucesso o tesouro encontrado precisara ser rolado de uma tabela e assim por diante, pra encurtar esse caminho, nos criamos essa macro aqui Primeiro você vai precisar das Rollable Tables ou Tabelas Roláveis - nesse exemplo eu vou usar 3, mas você pode ter quantas quiser. Particurlarnente eu acho 3 um bom número. A Macro é muito simples: [TESOUROS](<a href="https://i.postimg.cc/zvWGMypV/treasure.png" rel="nofollow">https://i.postimg.cc/zvWGMypV/treasure.png</a>)
&{template:default}{{name=**@{selected|token_name} encontrou TESOUROS!**}}
{{[[1d10]]=[[1t[Moedas]]],}}{{[[1d4]]= [[1t[Itens]]],}}{{e = [[1t[Equipamentos]]].}}
/fx nova-holy @{selected|token_id} No meu exemplo vou usar "Moedas", "Itens" e " Equipamentos" as 3 possibilidades no Loot de um inimigo. Em "Moedas" você vai criar: Moedas de Ouro, Moedas de Prata e Moedas de Cobre - aconselho também a criar coisas sem valor, como Pedras e Folhas secas, outras coisas como Flechas, Gravetos também, pois nessa tabela vamos usar um dado "Grande" - 1d10 - Você pode substituir qualquer dado mudando a formula para o que desejar. Agora em "Itens" vamos usar 1d4 aqui vamos ter mais valor no que vamos disponibilizar, e aqui você pode ser muito criativo, eu sugiro colocar: Tochas, Poção de Cura, Corda, Ração e também algumas coisas que possam ter um baixo valor como Frascos Vazios ou Linha e Agulha. E a nossa última tabela você vai fazer "Equipamentos" , nela você vai colocar apenas 1 unidade (mas você pode colocar uma rolagem de daos aqui se quiser também), por isso pode colocar Espadas, Adagas, Armaduras e qualquer euipamento que você ache muito legal para seus jogadores. E não esqueça de adicionar "NADA" é muito imporante não encontrar nada, afinal de contas não é sempre que todo vilão vai andar por aí armado até os dentes, não é mesmo? Importante! Não esqueça de deixar todas as macros e tabelas acessíveis aos seus jogadores ou não vai funcionar! BOM! É isso! Qualquer dúvida estamos ai! Se precisar é só dar um toque! Abraços e Bom RPG!